segunda-feira, 23 de abril de 2012

Os ternos, blazers, calças: A Alfaiataria

Recebo e percebo dúvidas frequentes sobre determinados tipos de roupas! A verdade é que os garotos tem se preocupado em ousar mais, em experimentar novos tipos de peças e looks, mas como tudo que é novo, causa um pouco de receio inicial, às vezes medo.

Com a alfaiataria é assim. Dúvida de corte, cor, estilo, tamanho. Neste caso a alfaiataria é bem mais complicada, cheia de “regrinhas” até mesmo.

Como já existe taaanta informação espalhada por aí sobre alfaiataria masculina, eu prefiro focar mais neste meio termo de Inverno com cara de Verão. O fato de a estação estar um pouco quente não impede de você vestir um bom terno, ou um bom blazer, mas existem cores e materiais específicos para que não seja vítima do forte calor.

Há ternos e blazers de cores claras que podem ser muito bem vindos de dia, combinados com outras peças coloridas, ou mesmo em tons pastéis e sóbrios, mais claros, para aderir à elegância.

Uma dica é arregaçar também as mangas, o que dá um tom mais jovial. Escolha blazers de materiais próprios para o calor, o Tropical, o Linho permitem que sinta menos calor, permitem que seu corpo respire, fique longe dos de lã, há menos que o clima esteja mais frio.

De noite pode-se usar uma alfaiataria mais escura, neste caso são muitas as opções.

Acho os azuis acetinados, aveludados, os roxos e em estampa xadrez vermelha, os vermelhos, aveludados ou acetinados ainda mais luxuosos do que os comuns preto, cinza, prata, grafite e risca de giz e ainda sim são mais inusitados.

O cuidado é sempre para que a cor do sapato e da meia não destoem uns dos outros, a meia tem que ser uma extensão da calça e o sapato não deve destoar muito das cores do conjunto todo. Há menos que você seja um fashionista e esteja pronto a arriscar uma produção inusitada com meia colorida.

Uma dica e que cai bem para todos os estilos, altos, magros, gordinhos ou não é utilizar um blazer ou paletó com um shape slim fit, ou seja, mais sequinho, mais justinho, que alongam a silhueta, ganhando visualmente altura e afinando propriamente a silhueta também.

Escolha lapelas que acompanhem o corpo, as mais fininhas ficam bem nos magrinhos, enquanto as mais pontudas e largas podem ser usadas pelos que tem um peito mais delgado ou os que querem aumentar visualmente esta área, mas com precaução.

Dicas: Escolha ombreiras mais discretas, elas tem que acompanhar seu ombro, nem menor, nem maior. O paletó com fendas é mais confortável, os britânicos possuem duas fendas e os americanos, apenas uma.

DICAS ESSENCIAIS: Escolha paletós mais acinturados, eles são mais cool. Um abotoamento simples de dois botões é o mais democrático e vale aquela regrinha que eu considero bem chata: ao se sentar, abrir os botões e ao se levantar, fechá-los. Repare na TV. A medida certa é que caia cobrindo a bunda, para os mais altos e baixos. O último botão jamais é fechado.

Volumes na barra da calça são dispensáveis. Há ainda os que preferem uma calça cropped (como eu apareço na imagem acima) ou as barras mais dobradas, na canela (forte tendência que vem se instalando - abaixo).

As dicas são básicas, mas o que está IN é isso: Calças cropped, barras dobradas, blazers e paletós mais slin fit, mais sequinhos e acinturados, tecidos que permitem que o corpo respire, tecidos acetinados, muitas cores, tons pastéis e mais refinamento e jovialidade nos já tradicionais, com shapes mais sequinhos, próximos do corpo.

Ser elegante, agora sem medo de errar!

Por Ítao Frost

23 comentários:

  1. noooooossa adorei teu blog , aah , inclusive esta postagem do blazer , nossa , eeu amo blazer particulamente *---*
    aah visita o meu blg tmb , se gst segue *
    http://restituisenhor.blogspot.com.br
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. algumas roupas bem estranhas

    http://rocknrollpost.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A única palavra que define tudo sobre esse post é: PERFEITO!
    Amei'-' Ah, todos os homens soubessem se arrumar.

    Lindo blog e já estou seguindo e deixo o meu: http://jessyautorias.blogspot.com.br/
    Espero sua visita, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post,pois tem muitas opções para o homem moderno se sentir ousado e bonito para cada ocasião.


    http://mundodorrx2r4r.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei!!! Moda é isso, ousadia e principalmente coragem para usar, tem que ter estilo!!!

    http://temtudomega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. adorei o terno cinza!

    http://www.pequenosdeleites.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que lindos os looks!!

    Homens chiquérrimos!
    Adorei as dicas!

    Bjoos!
    http://my-literarylife.blogspot.com.br/2012/04/cruzando-o-caminho-do-sol.html

    ResponderExcluir
  8. Quero ser bem de vida, pois um dos meus sonhos é sempre poder andar de terno, estilo os mafiosos dos filmes rsrs

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Achei lindos os ternos!!
    Sou amante de roupa masculina.

    ResponderExcluir
  10. Adoro homens de terno estilo mafiosos rsrs

    ResponderExcluir
  11. Muito bom seu blog Italo você esta de parabens..acho que um blazer nao pode faltar no guarda roupa masculino fica super charmoso..os cardigans tambem estão com tudo tanto para homens quanto para mulheres mas eu particulamente prefiro so o blazer para homens +)..beijao e apareça mais vezes no meu blog
    http://maddalice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu fico realmente feliz em saber que os meninos estão mais preocupados em ter esse tipo de dica! Normalmente se encontra tanta resistência, né? E blazer, sem dúvidas, é uma das peças mais charmosas. Acho que é maravilhoso tanto pra homens quanto pra mulheres! <3

    :*

    http://hey-london.net

    ResponderExcluir
  13. acho muito massa usar blazers assim ...

    ResponderExcluir
  14. Quase não deu para reparar na roupa rsrsrs.
    Aquela roupa diferente, um blazer com calça e ao mesmo tempo parecendo um macacão me lembrou o Mc Hammer.

    ResponderExcluir
  15. MC HAMMER? Uauuuu haha a imagem do blazer com calça que parece um Macacão sou eu! Não conhecia MC Hammer mas acabo de pesquisar e vi que temos muito em comum em certos pontos! Obrigado, Cereja!

    ResponderExcluir
  16. E é verdade mesmo! os garotos tem se preocupado muito em saber e entender mais sobre a alfaiataria, porque é uma grande preocupação para eles, quando surge algum evento ou cerimônia e não saber o que usar, logo depois de me pedirem tanto, resolvi escrever algo sobre isso! Obrigado aos comentários de todos...

    ResponderExcluir
  17. Blazer é tudo!!! Muito boa matéria, parabéns!
    http://valeapena-helena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post.Um homem que se veste bem sempre causa uma boa impressão.
    Não gosto de blazer com shorts ou bermuda,acho estranho.Pra usar "Calça curta" ou cropped tem que ter muita atitude e segurança !
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Os homens são avessos a este tipo de moda.

    ResponderExcluir
  20. Porque eles têm medo, ou insegurança e na maioria das vezes desinformados! Há as peças que geram e pedem mais atitude e as que simplesmente chamam a atenção por um detalhe a mais, dentro de cada perfil de homem, dá para fazer a ousadia, mudar algo, exprimentar algo novo ou inovar, respeitando o estilo e o perfil dele. Então discordo em ser tão literal em dizer que os homens são averssos a este tipo de Moda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...